terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As minhas origens


Papagaio cinzento do Congo cauda vermelha




Nome Latim: Psittacus erithacus 

Comprimento: 35 a 40 cm;

Peso: 400g a 500g
Longevidade: + 60 anos



Origem:
África Equatorial desde a Costa do Marfim à Tanzânia.

O Papagaio Cinzento pode ser encontrado em estado selvagem na zona Central e Ocidental de África. Gregário, vive em grandes bandos em zonas de floresta tropical ou nas orlas destas e habitats alterados pelo homem tais como eucaliptais, plantações, quintas e plantações de palmeiras.



Aparência Geral:
Mercury Warhol Large Framed PrintO Papagaio Cinzento é uma ave de porte médio da família dos Psitáceos. O seu nome está relacionado com a coloração cinzenta das suas penas. Tem uma cauda vermelha e olhos amarelos. O seu bico preto tem forma de gancho, como é habitual nos papagaios e é extremamente poderoso.

Não é possível distinguir os sexos visualmente, uma vez que o macho e a fêmea são idênticos. 




Temperamento:

O Papagaio Cinzento é uma ave muito amistosa. Inteligente e sensível, foi sobretudo a capacidade de “falar”, ou seja, reproduzir a voz humana, que lhe trouxe popularidade. Mas ao contrário de outros papagaios, o Papagaio Cinzento é bastante tímido e apesar de ser um talentoso mímico pode não desejar falar se estiverem estranhos na divisão. Por uma lado, esta característica pode parecer uma desvantagem quando quer exibir a ave aos vizinhos, mas por outro, o facto de serem aves mais calmas, não vai incomodar os vizinhos com o barulho.  


Com uma esperança média de vida longa o Papagaio Cinzento é um animal de estimação para a vida. Uma das características desta ave é a preferência por um dos elementos da família, por quem desenvolve especiais laços de afectividade. Esta pessoa pode não ser o tratador. Estes papagaios por vezes desenvolvem também aversão a determinadas pessoas que frequentam a casa.



Fantásticas aves para criar à mão, ficam muito meigas e carinhosas. Emitam todo o tipo de som e podem falar até 200 palavras, incluindo frases completas! Primam pela sua inteligência.























Simpático, amável, inteligente e muito falador, tem habilidade para repetir uma enorme quantidade de palavras e sons, imita toques de telefones, sirenes de bombeiros, sons de animais, assobios e até canções, imitam todo o tipo de sons que ouvem habitualmente no meio que os rodeia. Estes psitacídeos como quase todos os da sua família, se habituados, adoram tomar banhos de chuveiro ou borrifador em dias quentes. É uma ave que requer muita atenção, se se sentir marginalizado ou abandonado tende a entrar em stress.





 

1 comentário:

  1. Obrigada por me seguir, vim retribuir a visita,e já vou ficando por aqui. Amei seu blog. bjokas

    ResponderEliminar